Quem está às vésperas de se aposentar coleciona dúvidas sobre valores, documentação e idade. Na LCA você terá as informações necessárias para garantir seu benefício com maior tranquilidade. Prestamos orientações sobre os procedimentos necessários, como fazer as contribuições, simulação, dentre outros. Entre em contato conosco e tenha uma assessoria especializada para garantir o seu futuro!

Carência

No caso da aposentadoria por idade, a carência é de 180 contribuições mensais. isso significa que, para se aposentar por idade, o homem e a mulher devem começar a contribuir para a Previdência Social quinze anos antes de completar a idade exigida.

Direito

Para ter direito a uma dessas aposentadorias ou a outro benefício oferecido pelo INSS, é necessário que o trabalhador seja filiado à Previdência Social, contribua todos os meses e cumpra período de carência exigido para cada benefício.

Diferenciais

  • Por idade

    É concedida aos homens com 65 anos de idade e às mulhres com 60 anos. Os trabalhadores rurais do sexo masculino se aposentam com idade aos 60 anos e as mulheres, aos 55.

  • Por Tempo de Contribuição

    São necessários 35 anos de contribuição para o trabalhador do sexo masculino e 30 anos para as mulheres. Os Professores, têm um tempo de contribuição diferenciado (30 anos para os homens e 25 para as mulheres).

  • Por Invalidez e Especial

    É concedida quando a perícia médica do INSS considera a pessoa totalmente incapaz para o trabalho, seja por motivo de doença ou acidente. A aposentadoria especial, é destinada aos trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde, sejam físicos, químicos o

Sistema de Gerenciamento

    Todos os documentos que retratem a vida profissional do trabalhador são relevantes para fazer provar do seu direito de se aposentar. O mais importante deles é a carteira profissional devidamente anotada pelo empregador. • Além desse documento, o trabalhador pode resguardar outros que demonstrem a existência do vínculo de trabalho, como contracheques. De tempos em tempos, o trabalhador empregado pode se dirigir ao INSS para verificar se o seu empregador está fazendo devidamente os recolhimentos mensais de contribuição previdenciária. • Para o trabalhador autônomo, é importante ter os comprovantes de recolhimento mensal da contribuição previdenciária realizada como contribuinte individual.
Solicite uma proposta