5 maneiras simples de economizar nas contas do condomínio

Um condomínio bem organizado é um deleite para quem visita sua casa ou seu apartamento, principalmente quando você paga o preço que acha justo pelo serviço! Mas como chegar a esse valor agradável para todos os moradores?

Economizar nas contas do condomínio é o primeiro caminho, e ele só é possível com alguns cuidados por parte de todos os envolvidos, por meio de uma gestão inteligente, boa assessoria condominial e colaboração integrada de todos os condôminos. 

Não é uma tarefa fácil e também não é nada impossível, por isso, a LCA Contabilidade vai lhe dar dicas simples para você conversar com seu síndico ou até apresentar na próxima assembléia, afim de ter uma vida saudável em comunidade e gastando cada vez menos com seu condomínio.

Planejamento é tudo

Sim, isso mesmo! Planejamento de todos os gastos, previstos e aprovados em assembleia já no inicio do ano, de modo que o sindico e os moradores saibam o que têm para gastar e de repente até o que podem economizar. Anote tudo em uma planilha ou em um software de gestão financeira.

Confiabilidade e transparência

O responsável pela administração do condomínio precisa ser transparente quanto aos gastos, portanto, além de procurar meios de economizar, sempre é interessante que ocorram resumos mensais do que foi gasto. Compartilhe a planilha com os condôminos ou crie novos usuários para os moradores acessarem o software de gestão financeira.

Evite obras emergenciais

Sabemos que obras e emergências não requerem reuniões, mas é importante prevenir situações como essas. Se surgiu uma obra não prevista e não é de suma importância, o morador pode contestar esse gasto. Fique atento aos seus direitos e deveres.

Faça manutenções preventivas sempre

Esse procedimento irá prevenir gastos com imprevistos e acidentes que possam ocorrer ao longo do ano, para isso garanta a realização de manutenções preventivas em toda a estrutura do prédio. Organize tudo em uma escala de tarefas com os funcionários do condomínio e peça para os moradores monitorarem tudo.

Cuide dos funcionários do condomínio

Uma outra boa forma de economizar é garantir que os funcionários façam hora extra somente quando muito necessário, melhor ainda, evitar demissões e processos trabalhistas. As pessoas que trabalham em seu condomínio podem ser muitas vezes, o maior patrimônio desta sua pequena e valorosa comunidade.

Existem outros maneiras de economizar nas contas do condomínio, como por exemplo: poupar energia e principalmente água. A instalação de hidrômetros individuais é indicada. Use sua criatividade e participe das reuniões, indique soluções e idéias. Tudo é válido e bem vindo. 

Lembrando que o síndico deverá fazer a prestação de contas aos moradores na assembleia ordinária anual. É nela as contas precisam ser aprovadas, mas antes disso acontecer é importante que tudo seja bem planejado, administrado, acompanhado e aprovado.

Assim todos terão a certeza de que o dinheiro que pagaram todos os meses foi revertido em benefícios para o condomínio como um todo. Não é um trabalho fácil, mas se precisar de uma ajuda, saiba que sempre poderá contar com os serviços de assessoria condominial da LCA Contabilidade, entre em contato, temos certeza que valerá muito a pena!